Barra
Logo
Logo

PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA

Planejamento de aposentadoria é a certeza do melhor benefício sem estresse ou preocupação.

O Planejamento de Aposentadoria é um serviço prestado para garantir que você tenha o melhor benefício possível. Para se aposentar, você precisará cumprir uma série de requisitos exigidos pela previdência. Todos estes requerimentos exigem atenção, paciência e organização, caso contrário seu benefício poderá ser prejudicado financeiramente.



Quando fazer um Planejamento de Aposentadoria?

A primeira questão a ser definida é o momento em que se deve pensar em um Planejamento de Aposentadoria. A partir dos 35 anos de idade já é aconselhável, mantendo tudo organizado com antecedência. Ter um panorama geral previamente é a chave para a obtenção da melhor condição de aposentadoria possível para cada caso. Quanto antes o planejamento começar, melhor será o resultado final.


Qual é a Vantagem Financeira em um Planejamento de Aposentadoria?

O principal motivo para se realizar um planejamento de aposentadoria é a vantagem financeira que ele pode proporcionar. Confira abaixo as diferentes maneiras pelas quais isso pode ocorrer:


1. Evitar o prejuízo em se aposentar depois do tempo.

Trabalhar mais do que o necessário acarretará em perdas de benefício que, quando acumuladas, somam valor considerável. Não é difícil encontrar pessoas que trabalham 2 anos excedentes. Considerando o valor de R$ 2.000, estes 2 anos resultariam em R$ 52.000 de benefícios não recebidos (24 meses + 2 décimos terceiros).



2. Contribuir com o valor correto.

Para receber o melhor benefício possível não é exigido contribuir no teto. A média utilizada para calcular o valor da aposentadoria é baseada, a partir de julho de 1994, em 80% dos meses trabalhados. Portanto, 20% do período de contribuição (aquele que tiver a remuneração mais baixa) desde julho de 1994 será desconsiderado. Dessa forma, contribuir no teto durante 100% do período trabalhado é desnecessário. Este é um erro cometido por muitos profissionais autônomos que não fazem planejamento e acabam pagando à previdência um valor maior que o necessário, sem ter nenhum retorno por isto. Como o planejamento faz o cálculo dessa média, ele também mostrará o valor correto a se contribuir.


3. A certeza do melhor benefício possível.

A aposentadoria é algo sério e fundamental na sua estrutura econômica para o resto de sua vida. Fazer um planejamento de aposentadoria é investir na análise específica do seu caso, coletando todos os dados do seu período de atividade. Com estas informações, é possível garantir que você terá a melhor aposentadoria possível dentro daquilo que cumpriu durante o período em atividade.



Como é feito o Planejamento de Aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria consiste em uma análise aprofundada e completa dos dados previdenciário afim de se obter o melhor benefício possível. Estes dados (tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos, etc.) são cruzados e apresentam todas as diferentes opções de aposentadoria, com as vantagens e desvantagens de cada uma. Assim, você poderá dar entrada na sua aposentadoria buscando, desde o início, a opção que é a melhor para o seu caso.

O planejamento de aposentadoria é baseado em: Cálculo do Tempo de Contribuição, Cálculo do Valor do Benefício e Prospecção de Possibilidades



Cálculo de Tempo de Contribuição

O próprio INSS concede gratuitamente a listagem do tempo de contribuição. Entretanto, o planejamento de aposentadoria poderá dar mais precisão, relatando com exatidão o tempo de atividade.

O planejamento faz o cálculo, inclusive, de casos mais específicos como a aposentadoria do professor ou a aposentadoria especial, em que a contagem de tempo é feita de maneira diferente da convencional. Como já mencionamos, o objetivo do planejamento é conseguir o melhor benefício analisando individualmente cada situação. No caso da aposentadoria especial, é calculada até mesmo a conversão do tempo especial em comum, caso seja vantajoso converter.


Cálculo do Valor do Benefício

O planejamento também contém o Cálculo do Valor do Benefício, no qual você terá uma expectativa de quanto será sua renda de aposentadoria. Nesta etapa, são listados todos os meses que você contribuiu com o INSS, descartados 20% deles (aqueles com o menor salário), e considerados os 80% restantes. Nestes 80% a média é calculada, resultando no valor do benefício.

Porém, este valor poderá sofrer alterações em alguns casos. Se você se aposentar por Tempo de Contribuição mas com pouca idade, haverá incidência de Fator Previdenciário. Se você possuir direito à integralidade da aposentadoria (como é o caso de funcionários públicos concursados estatutários, por exemplo), será o valor do último salário recebido em atividade. Se você optar por um planejamento de aposentadoria, não precisa se preocupar em realizar estes cálculos, pois eles já vêm prontos.


Prospecção da Melhor forma de se Aposentar

Após calcular o tempo de contribuição, o valor do benefício e a idade para se aposentar, o planejamento de aposentadoria vai apresentar as diferentes maneiras de obter o benefício. Assim, você poderá ter uma clara visão das vantagens e desvantagens de cada uma e escolher a que lhe é mais favorável.

Posicione o mouse sobre a imagem para ampliar



Posicione o mouse sobre a imagem para ampliar


Temos a solução para o seu planejamento! Contate-nos.